Curso Desenho Técnico Leitura e Interpretação

Tenha acesso a um curso com excelente metodologia apoiada por vários recursos, construído com base nas Normas Técnicas; e aprenda com muita facilidade a ler e interpretar os desenhos técnicos.

Ganhe junto a Apostila em PDF e Exercícios

Para Quem

desenho técnico
Este curso é para você que se interessa por desenho técnico a fim de agregá-lo ao seu escopo de conhecimento e também é para você profissional técnico que precisa (muito além de um certificado) de um conteúdo sólido bem embasado e direto ao ponto. Você terá um conteúdo completo de abordagem geral para todas as áreas que recorrem aos documentos compostos de desenho técnico como um de seus recursos de trabalho.

Após concluir este curso, você estará apto a:

Certificado PDF em formato A4

Com carga horária registrada de 30 horas, gerado automaticamente após a última aula.

Você é Seu Currículo

Faça o mercado de trabalho notar imediatamente o seu valor e amplie suas chances absorvendo conteúdo relevante da área do plástico

Como receberá o conteúdo

Acesse as aulas gravadas na plataforma disponíveis a qualquer dispositivo de vídeo que esteja online. Faça download da apostila e das folhas de exercícios.

Rever o conteúdo ao término

Você poderá rever os conteúdos das aulas realizadas ficarão sempre disponíveis em modo vitalício, enquanto seu curso estiver vigente.

Quais Outros Benefícios

Economizará bastante em relação a um curso presencial do gênero. Terá acesso ao melhor conteúdo nacional sobre assunto.

Clique Aqui e Assista as Aulas Destravadas

Aula 02- Quem Precisa de Desenho Técnico
Aula 16- Representação em Corte

Instrutor

Prof. Souza. Experiência de 21 anos com Desenho Técnico e Projetos Mecânicos. Desenvolvedor de Produtos de Manufatura Industrial, dispositivos mecânicos, estrutura de perfis. Consultor de Produção Industrial. E 10 anos de sala de aula nas instituições e nas Empresas, além de cursos online.

Conteúdo Detalhado

Introdução

O Que é Desenho Técnico

Quais as primeiras definições que surgiram sobre as representações técnicas e qual a definição mais atualizada e aplicada à realidade profissional.

Quem são os profissionais dos vários ramos produtivos que necessitam ler e interpretar Desenho Técnico e como, por meio dele, ocorre o fluxo real de comunicação.

Tipos de Desenho Técnico

Quais os tipos existentes de desenho técnico e como eles se diferenciam de acordo com os ramos em que são empregados. Como se mostra um desenho arquitetônico, ou desenho de máquina, ou um desenho de veículos, entre outros tipos.

Etapas de Construção do Desenho

Uma noção geral sobre as etapas de construção de um desenho técnico passando pela concepção, esboço, desenho preliminar e desenho definitivo.

Revendo Conceitos Básicos de Geometria

Elementos Fundamentais de Geometria

Relembrando conceitos básicos de ponto, reta e plano e como esse elementos se conectam com os assuntos específicos de desenho técnico.

Direções, Posições e Dimensões

Como os elementos se posicionam no espaço para serem definidos como horizontais, verticais, oblíquos, paralelos, perpendiculares, coplanares, etc. Como esse vocabulário e conceitos de geometria se insere no contexto de desenho técnico para a identificação das figuras e das suas condições.

Formação das Figuras Planas

Como as figuras planas são formadas a partir dos elementos básico, quais suas identidades e nomenclaturas.

Formação dos Sólidos Volumétricos

Como os sólidos básicos (prisma, cilindro, cone, esfera) são formados, quais os seus elementos e suas categorias. Sólidos de revolução, sólidos oblíquos, sólidos truncados e vazados.

Representação por Projeções

Introdução às Projeções

O que são as projeções e como esse método de representação é concebido para desenho técnico, quais são as perspectivas mais usadas (cônica, cavaleira e isométrica).

Prática de Traçado Isométrico 1

O que são os eixos isométricos e como a partir deles é possível traçar esboços de figuras planas e sólidas em uma grade isométrica (papel reticulado).

Prática de Traçado Isométrico 2

Aula de prática de traçado manual de prismas em grade isométrica com referência aos eixos isométricos.

Prática de Traçado Isométrico 3

Continuação da prática de traçado manual. Como entender a posição e situação dos objetos em relação aos planos de apoio ortogonais. Apresentação dos tipos normalizados de linhas. Prática com objetos de elementos diversos.

Planos de Projeção

Abordagem sobre os planos  convencionais que se unem na formação dos diedros que apoiam as projeções. Como ocorre o processo de projeção dos objetos até os planos para a formação das vistas ortogonais que se aplicarão nas folhas técnicas.

Projeção de Elementos Diversos

O são projeções de verdadeira grandeza e como isso se mostra nos objetos com elementos diversos de faces inclinadas e faces arredondadas. O que são as vistas auxiliares.

Projeção de Elementos Ocultos

Como se representam as projeções dos elementos ocultos nos desenhos técnicos.

Cortes, Seções e Detalhes

O que são as representações em corte, qual sua finalidade e quais suas características.

Hachuras

Qual a finalidade das hachuras na representação dos cortes e como se deve interpretar os seus padrões. Quais os tipos de acordo com os materiais.

Indicação dos Planos de Corte

Como interpretar a situação dos cortes a partir da indicação dos planos de corte. O que é a marcação de cortes e como entender a simbologia envolvida.

Tipos de Corte

Qual o entendimento a respeito dos outros tipos de representação em corte, como o corte em desvio, o meio-corte, corte parcial, etc. O que são objetos simétricos e quando deve haver omissão de corte.

Seções

Como se comporta a representação das seções e como devem ser interpretadas. Quais os tipos de seções e onde são empregadas.

Anotações e Simbologia

Anotações Gerais e Cotagem

Quais são as informações de apoio para a interpretação dos desenhos técnicos. Como se interpretam as cotas, as simbologias, as tabelas de listagem de elementos.

Tolerância

Como devem ser lidas as medidas variáveis nas cotas e o que deve ser considerado a partir disso frente aos limites projetuais.

Representações Convencionais e Esquemáticas

Como se apresenta a simplificação representativa de elementos de formas complexas nos desenhos técnicos. Entendendo a simbologia e os desenhos esquemáticos.

Prática de Leitura de Folhas Técnicas

Abordagem prática de como devem ser lidas as folhas de desenho técnico. Como se orientar na leitura e que deve ser considerado.

Investimento

Estamos oferecendo uma grande promoção inaugural que encerra em 24h sobre o preço original R$ 220,00 R$ 84,90 

Quer mais detalhes?